Solventes, Colas, Vernizes e Tintas para Indústria de Móveis - Publicada em: 28/11/2013

  • 1 - APRESENTAÇÃO DO NEGÓCIO
  • 2 - FICHA TÉCNICA DA ATIVIDADE
  • 3 - SUMÁRIO EXECUTIVO
    Geral: Com os eventos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas Rio 2016, a indústria de móveis e madeira tem boas perspectivas de crescimento, gerando oportunidades para as indústrias de solventes, tintas e adesivos. Cabe aos empreendedores desses segmentos dedicarem-se a conhecer melhor seus clientes e seu mercado, buscando identificar aqueles que estão sendo beneficiados por esses megaeventos.
    Tendências e Oportunidades:
    • Sustentabilidade: é apontada quase unanimemente como o grande direcionador da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nas indústrias de tintas e adesivos, em função da importância que esse tema assumiu e das preocupações com o futuro do planeta.
    • Inovação constante: a procura de soluções que além de representar alternativas mais sustentáveis, sejam mais eficientes e não signifiquem custos mais altos, nem a perda de qualidade.
    Clientes:
    • Indústria de móveis: esta consome tintas, vernizes, lacas, tingidores e outros produtos da indústria de tintas, assim como adesivos para madeira. Ambas indústrias utilizam solventes como matéria-prima. Grandes e médios fabricantes de móveis compram esses insumos dos fabricantes ou de seus distribuidores, mas o pequeno porte da maioria dos empreendimentos dessa indústria favorece as revendas de tintas, adesivos, solventes e outros insumos químicos.
    • Indústria de outros produtos de madeira: casas pré-fabricadas, esquadrias de madeira, como portas, portões e janelas, beirais, lambris e decks, assim como outros artefatos de madeira também utilizam tintas e adesivos na sua produção e acabamento.
    Produtos e Serviços Demandados:
    • Tintas: existe uma ampla linha de produtos para aplicação em madeira, como vernizes, lacas, esmaltes, tingidores, seladores, fundos, Stein e primers, com diferentes funções e objetivos, como colorir, envernizar, impregnar, laquear, restaurar, entre outras.
    • Adesivos e resinas: além de serem usados diretamente na indústria de móveis, são usados intensivamente na indústria de painéis de madeira e de compensados.
    • Solventes: tem relevante participação como matéria-prima na indústria de tintas, thinners e adesivos.
    Concorrência:
    • Grande Porte: os maiores e mais fortes concorrentes dos pequenos negócios no fornecimento de solventes, tintas e adesivos são os grandes fabricantes com seus centros de distribuição e distribuidores atacadistas, que atendem aos fabricantes de móveis de médio e grande porte, localizados principalmente nos polos moveleiros.
    • Médio Porte: redes de lojas especializadas que concentram em um só lugar todos os insumos necessários para fabricantes de móveis e marcenarias, oferecendo amplo mix de produtos, desde painéis de madeira até tintas e adesivos, além de serviços especializados em movelaria.
    • Pequeno porte: fabricantes ou revendas de pequeno porte, com as quais a disputa do mercado é mais equilibrada. Nesse caso, cabe ao empreendedor descobrir ou criar diferenciais e divulgar aos seus atuais e potenciais clientes. Outra alternativa, é a união dos pequenos negócios de fornecimento de  solventes, tintas e adesivos para realizar compras conjuntas e atender a nichos específicos de mercado.
    Dica do Especialista: “As empresas fornecedoras de solventes, tintas e adesivos para a indústria de móveis devem ficar atentas às tendências de mercado que apontam para sustentabilidade e inovação constante na busca de produtos cada vez mais eficientes, procurando incluir produtos ambientalmente amigáveis em sua linha produtos. Devem também oferecer atendimento e serviços que sejam valorizados pelos seus clientes, que gerem fidelidade e representem diferencial em relação a seus concorrentes. Além disso, recomenda-se que criem uma marca que transmita a imagem da empresa e seu diferencial junto ao público-alvo, e que seja de fácil reconhecimento. Importante utilizar a internet para apresentação e divulgação de sua empresa, de sua marca e de seus produtos e serviços, assim como contratar vendedores ou representantes comerciais para prospectar novos clientes e visitar clientes atuais.”
  • 4 - DIVULGAÇÃO
  • 5 - MERCADO
  • 6 - CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO
  • 7 - ESTRUTURA
  • 8 - LOCALIZAÇÃO
  • 9 - EQUIPAMENTOS
  • 10 - TECNOLOGIA
  • 11 - PESSOAL
  • 12 - CUSTOS
  • 13 - CAPITAL DE GIRO
  • 14 - FONTES DE RECURSOS
  • 15 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO
  • 16 - DICA DO ESPECIALISTA
  • 17 - LEGISLAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA
  • 18 - SOLUÇÕES SEBRAE
  • 19 - FEIRAS E EVENTOS
  • 20 - SITES ÚTEIS
  • 21 - Glossário
  • 22 - Bibliografia Complementar
  • 23 - Anexo - Requisitos de Contratação do Segmento
  • 24 - Expediente

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