Restaurantes Self-Service - Publicada em: 21/06/2013

  • 1 - APRESENTAÇÃO DO NEGÓCIO
  • 2 - FICHA TÉCNICA DA ATIVIDADE
  • 3 - SUMÁRIO EXECUTIVO
    Geral:
    Os restaurantes self-service figuram entre os segmentos econômicos que registram maior crescimento e expressividade no país ao longo das duas últimas décadas. O público que frequenta esses estabelecimentos define sua escolha pela proximidade do emprego ou da residência, preço, rapidez no atendimento, possibilidade de pagamento por meio detíquetes de refeição ou cartões de débito e crédito, qualidade da cozinha e tipo da culinária.
    Tendências e Oportunidades:
    • Mercado de refeições rápidas se expande vigorosamente no país: De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta 25% de sua renda com alimentação fora do lar, e esse patamar deve superar os 31% até 2013. Esse mercado é representado por mais de 800 mil estabelecimentos e movimenta montante superior a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). A tendência de crescimento deve se manter ao longo dos próximos anos, impulsionada pela incorporação de novos hábitos de consumo pela sociedade.
    • Produtos orgânicos e novos cardápios: Além da praticidade e rapidez oferecida pelos restaurantes self-service, novas opções de cardápios, como a oferta de produtos orgânicos e de baixo conteúdo calórico têm representado nichos de oportunidade de crescimento e de atração de públicos específicos.
    Clientes:
    • A opção pelas refeições rápidas: Ao longo das últimas duas décadas, o brasileiro típico, por questões tanto econômicas quanto sociais, tem buscado realizar refeições fora do lar. A Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia) estima que um número superior a 40 milhões de brasileiros realiza diariamente refeições fora do lar. Este contingente deverá registrar expansão ao longo dos próximos anos.
    • Segmentação de mercado: Encontram-se em forte eclosão novas oportunidades de segmentação de mercado – público da terceira idade, pessoas que vivem sozinhas, vegetarianos, veganos –, ajudando a proporcionar intensa expansão do setor, que deve oferecer rapidez, diversidade, preços convidativos e qualidade à clientela.
    Produtos e Serviços Demandados:
    • Principais demandas: Refeições rápidas a preços baixos, com ou sem balança e ampla variedade de pratos quentes, frios e sobremesas figuram entre as principais demandas do setor. Churrascos e carnes servidas instantaneamente também aparecem entre os diferenciais que geram atratividade ao negócio.
    Concorrência:
    • Novos concorrentes: A existência de mais de 800 mil estabelecimentos do setor de alimentação no país e de pelo menos 340 mil do ramo de refeições rápidas, segundo dados da Receita Federal, aponta para a forte concorrência instalada nesse segmento econômico. Além disso, a abundante oferta de produtos industrializados, congelados e de preparo rápido, inclusive em variadas embalagens e porções, bem como as facilidades geradas por novas opções de entrega em domicílio, atua como fator de aumento da concorrência desse tipo de empreendimento.
    Dica do Especialista:
    Em relação à Copa do Mundo da FIFA 2014, vale a pena pensar em cardápios que valorizem as tradições da culinária brasileira, mas, sempre, em observância a aspectos que gerem atratividade sem produzir choques culturais para o visitante. Releituras culinárias com a incorporação de ingredientes e receitas de outros países são bem-vindas, mas se deve ter cuidado com excessos e extravagâncias. Excelência no atendimento, tradução de cardápios e domínio de línguas estrangeiras são ingredientes essenciais ao sucesso do negócio.
    Para maiores detalhes, acesse o material completo (clique aqui).
  • 4 - DIVULGAÇÃO
  • 5 - MERCADO
  • 6 - CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO
  • 7 - ESTRUTURA
  • 8 - LOCALIZAÇÃO
  • 9 - EQUIPAMENTOS
  • 10 - TECNOLOGIA
  • 11 - PESSOAL
  • 12 - CUSTOS
  • 13 - CAPITAL DE GIRO
  • 14 - FONTES DE RECURSOS
  • 15 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO
  • 16 - DICA DO ESPECIALISTA
  • 17 - LEGISLAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA
  • 18 - SOLUÇÕES SEBRAE
  • 19 - FEIRAS E EVENTOS
  • 20 - SITES ÚTEIS
  • 21 - Glossário
  • 22 - Bibliografia Complementar
  • 23 - Anexo - Requisitos de Contratação do Segmento
  • 24 - Expediente

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