Organização de espetáculos, shows e festas populares - Publicada em: 14/06/2013

  • 1 - APRESENTAÇÃO DO NEGÓCIO
  • 2 - FICHA TÉCNICA DA ATIVIDADE
  • 3 - SUMÁRIO EXECUTIVO
    Geral:
     A realização de espetáculos, shows e festas populares são atividades de produção de eventos que terão grande potencial de crescimento na Copa do Mundo da FIFA 2014. Eventos com qualidade na estrutura, com boas escolhas artísticas e uma divulgação eficiente, terão garantia de sucesso e de espaço no mercado.
    Tendências e oportunidades:
    • Economia e segmento em expansão: A economia criativa terá destaque na Copa do Mundo da FIFA 2014 como fator que poderá contribuir para a imagem do Brasil perante os turistas. Estima-se que os jogos vão agregar R$ 183 bilhões ao PIB do Brasil até 2019, e a circulação de dinheiro na economia brasileira vai girar em torno de R$ 135,7 bilhões.
    • Agenda alternativa: haverá demandas de entretenimento na agenda cultural alternativa das cidades-sede dos jogos que devem ser atendidas pelos empresários de pequenos negócios que atuam com festas populares.
    Clientes:
    • Turista é o público-alvo: Os principais clientes dos pequenos negócios na área de produção cultural são os turistas vindos de todo o mundo para participar, não só dos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014, mas também de todos os atrativos que o evento vai proporcionar.
    Produtos e serviços demandados:
    • Foco na diversidade cultural brasileira: A manifestações culturais devem potencializar a imagem positiva e criativa dos destinos brasileiros, tornando-se, inclusive, eventos de grande atratividade. Sendo assim, tais eventos devem ganhar destaque especial, oriundos de uma demanda crescente e de uma gama de oportunidades para os produtores.
    Concorrência:
    • Novos concorrentes: 75% das empresas registradas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 envolvidas com organização de apresentações de grupos e manifestações folclóricas são pequenos negócios. São produtoras de eventos ou dos próprios grupos artísticos que realizam as apresentações.
    Dica do Especialista:
    “O empresário deve ficar atento ao optar por realizar eventos nesses períodos. Com o grande fluxo de turistas estrangeiros, é importante redobrar a segurança do evento, seja ele gratuito ou pago, para que a produção não seja surpreendida com problemas graves decorrentes de algum advento não planejado.”
    Para mais detalhes, acessar o material completo (clique aqui).
  • 4 - DIVULGAÇÃO
  • 5 - MERCADO
  • 6 - CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO
  • 7 - ESTRUTURA
  • 8 - LOCALIZAÇÃO
  • 9 - EQUIPAMENTOS
  • 10 - TECNOLOGIA
  • 11 - PESSOAL
  • 12 - CUSTOS
  • 13 - CAPITAL DE GIRO
  • 14 - FONTES DE RECURSOS
  • 15 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO
  • 16 - DICA DO ESPECIALISTA
  • 17 - LEGISLAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA
  • 18 - SOLUÇÕES SEBRAE
  • 19 - FEIRAS E EVENTOS
  • 20 - SITES ÚTEIS
  • 21 - Glossário
  • 22 - Bibliografia Complementar
  • 23 - Anexo - Requisitos de Contratação do Segmento
  • 24 - Expediente

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