Hotéis, Pousadas e Similares - Publicada em: 14/06/2013

  • 1 - APRESENTAÇÃO DO NEGÓCIO
  • 2 - FICHA TÉCNICA DA ATIVIDADE
  • 3 - SUMÁRIO EXECUTIVO
    Geral:
    A hospedagem é um dos pontos mais críticos na organização e realização de um megaevento como a Copa do Mundo da FIFA 2014.
    Na Copa de 2010, na África do Sul, 69% dos entrevistados se hospedaram em hotéis, dos quais mais de dois terços eram econômicos e médios.
    O Brasil espera receber 500 mil visitantes estrangeiros durante os jogos. Isso significa que haverá uma demanda de, no mínimo, 230 mil leitos em hotéis pequenos e médios, pousadas e similares nas cidades-sede. Há, ainda, de considerar os turistas brasileiros, que estarão presentes em número cinco vezes maior que o de estrangeiros.
    O alojamento de turistas em hotéis, pousadas e similares pode ser uma solução para a falta de leitos. Além disso, a atividade abre várias oportunidades para a prestação de outros serviços relacionados e associados aos pequenos negócios de hospedagem.
    Tendências e Oportunidades:
    • Maiores investimentos: Aumentam os investimentos em hotelaria devido ao interesse de grandes grupos estrangeiros no mercado brasileiro. Ampliam-se as linhas de crédito destinadas ao setor hoteleiro, e melhoram as condições para os pequenos negócios.
    • Vendas pela internet: A internet tende a se consolidar como importante canal de vendas, tornando-se mais ativa e independente.
    • Responsabilidade ambiental: Aumenta o interesse dos clientes por atividades e produtos sustentáveis.
    • Mercado interno: O aumento da renda per capita dos brasileiros incentiva o turismo interno.

    Clientes:
    • Turistas estrangeiros: Espera-se a chegada de 500 mil turistas vindos do exterior na época dos jogos. Esse turista é um viajante bem informado e sabe o que busca. Utiliza as tecnologias atuais para organizar suas viagens e comprar serviços turísticos.
    • Mercado interno: O aumento da renda dos brasileiros fez aumentar o número de viajantes dentro do país. Haverá cinco brasileiros para cada estrangeiro nas cidades-sede durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.
    Produtos e Serviços Demandados:
      • Principais demandas: Os hóspedes esperam apartamentos e ambientes confortáveis, com equipamentos e serviços tecnológicos atuais, e canais de comunicação on-linecom o hotel e outros serviços locais. O estabelecimento deve contar com instalações adequadas para permitir acessibilidade a pessoas com deficiências físicas.
    • Outras demandas: O uso de produtos sustentáveis e ambientalmente corretos é preferido pelos clientes. Serviços de estética, beleza e saúde agregam valor ao negócio, bem como a existência de um ponto de venda de produtos associados ao turismo.

    Concorrência:
    • Diferencial competitivo: O empreendedor deve fazer a diferença, oferecendo, além de conforto e bom atendimento, um tratamento personalizado. Outro grande diferencial é adotar um tema para o estabelecimento, que pode incluir desde a decoração dos ambientes e fachadas até uniformes e utensílios que retratem a imagem escolhida.
    • Competidores aliados: Além de cuidar da própria imagem, o empreendedor deve participar dos cuidados e providências para manter a cidade e os atrativos em perfeitas condições para manter o lugar interessante. Desse modo, os competidores se tornam importantes aliados, e o trabalho em grupo passa a ser fundamental.
    Dica do Especialista:
    “Conhecer as tendências de consumo dos possíveis clientes, atrair clientela com serviços especiais e promoções, adotar inovações tecnológicas, manter uma equipe capacitada e preocupar-se com o meio ambiente por meio da adoção de práticas sustentáveis são pontos prioritários para hotéis e pousadas aproveitarem ao máximo as oportunidades proporcionadas pela Copa do Mundo da FIFA 2014”.
  • 4 - DIVULGAÇÃO
  • 5 - MERCADO
  • 6 - CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO
  • 7 - ESTRUTURA
  • 8 - LOCALIZAÇÃO
  • 9 - EQUIPAMENTOS
  • 10 - TECNOLOGIA
  • 11 - PESSOAL
  • 12 - CUSTOS
  • 13 - CAPITAL DE GIRO
  • 14 - FONTES DE RECURSOS
  • 15 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO
  • 16 - DICA DO ESPECIALISTA
  • 17 - LEGISLAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA
  • 18 - SOLUÇÕES SEBRAE
  • 19 - FEIRAS E EVENTOS
  • 20 - SITES ÚTEIS
  • 21 - Glossário
  • 22 - Bibliografia Complementar
  • 23 - Anexo - Requisitos de Contratação do Segmento
  • 24 - Expediente

Mais populares

COMPARTILHE

E receba em seu e-mail informações atualizadas sobre o Brasil e a Copa em 2014.